Caminhada anual dos crustáceos até o mar é atração turística na Ilha Christmas
Foi dada a largada para a migração anual de caranguejos canibais na Austrália. Em um fenômeno impressionante, cerca de 50 milhões de crustáceos cruzam estradas da região da Ilha Christmas em direção ao oceano, para o período de acasalamento e reprodução. O momento é tido como a maior atração turística na ilha e está viralizando nas redes sociais.
Considerado uma das maiores migrações de animais do planeta, o fenômeno ocorre por volta de outubro ou novembro, logo após o início da estação chuvosa e é determinado pela fase da lua e uma maré recuante.
Para garantir a segurança dos caranguejos viajantes – e também dos humanos -, o Departamento de Parques bloqueia estradas por dias e constrói estruturas para que os crustáceos cruzem as vias, sem perigo. E não importa os obstáculos a serem percorridos, esses pequenos animais escalam casas, pontes e o que mais for preciso para alcançar o mar e dar continuidade à sua espécie.
Os caranguejos em questão, da espécie Gecarcoidea natalis, são conhecidos como canibais, pois têm o hábito de comer os próprios filhotes após a primeira migração, embora normalmente a sua dieta consista em folhas, frutas e flores.
Segundo a doutora Tanya Detto relatou ao Daily Mail, não se via uma migração desse porte desde 2005.
“Foi muito bom vê-los sendo afunilados para longe do tráfego e chegando lá [no oceano] com segurança”, declarou.