Com leilão 5G, Brasil terá nova operadora de telefonia móvel

Atualmente, são três empresas autorizadas a prestar serviço de telefonia móvel com abrangência nacional: Claro, TIM e Vivo

O Brasil terá uma nova operadora de telefonia móvel com autorização para oferecer o serviço em todo o país, a Winity Telecom. A empresa venceu nesta quinta-feira, 4, a disputa por um lote do leilão da tecnologia 5G.

Atualmente, são três empresas autorizadas a prestar serviço de telefonia móvel com abrangência nacional: Claro, TIM e Vivo. Já foram quatro, mas a Oi decidiu vender seu braço de telefonia móvel em meio a um processo de recuperação judicial.

O lance mínimo para o lote arrematado pela empresa era de R$ 157,6 milhões. O valor pago pela Winity foi 805% superior ao mínimo exigido: 1,4 bilhão.

A Anatel permite a criação de redes neutras 5G no Brasil o que, na prática, significa que as empresas que arrematarem os lotes, podem, se assim quiserem, alugar essas frequências para outras empresas prestarem o serviço.

Fundo Pátria

Os investimentos para a criação da Winity vieram do Fundo Pátria Infraestrutura IV, que teve captação de R$ 10 bilhões. O fundo também investe na Essentia Energia (empresa voltada para geração de energia renovável) e na concessionária de rodovias Eixo-SP, que opera o corredor Piracicaba-Panorama, no interior paulista.

COMPARTILHAR