Felipe Neto foi banido de uma plataforma mundial de xadrez que permite com que jogadores do mundo todo se enfrentem simultaneamente
O youtuber chegou a comemorar a vitória sobre um usuário da Turquia nas redes sociais, mas acabou sendo banido por ter realizado uma suposta manobra ilegal, que na teoria, envolve uso de robô.
Fazer o uso desse tipo de ferramenta é conhecida como uma forma de burlar o sistema de partidas de games on-line, e ajuda a movimentar as peças de acordo com a melhor decisão tomada pela inteligência artificial, o que é considerado trapaça.
Nas redes sociais, Felipe Neto se defendeu e afirmou que não fez uso de nenhum recurso tecnológico para lhe favorecer durante a partida: “Nunca usei robô, bot, seja o que for. O xadrez para mim é um hobby, algo que eu amo fazer, mas não tenho absolutamente nada a ganhar com ele. Vencer ou perder partidas não me traz nada. Absolutamente nada”.
O youtuber chegou a assumir que cometeu um erro “por ingenuidade”, e explicou: “Um cara me convenceu q a melhor forma de aprender era jogar partidas compartilhando minha tela com ele. Ele, então, me orientava a cada jogada para ver qual seria o melhor movimento. Ele não me dava o melhor movimento, mas me fazia chegar nele, refletindo, pensando junto, etc. Eu, sincera e honestamente do fundo do coração, achei q não era nada demais. Eu tava ali tentando aprender, não pra ‘roubar’”.