Com o fim do monopólio, Globo terá o menor número de jogos de futebol das últimas três décadas

A Rede Globo não vai exibir jogos de campeonatos estaduais em sua programação aberta em 2022. Sem caixa, a emissora teve que abrir mão e agora negocia a exibição dos estaduais apenas no modelo pay-per-view, para o Premiere. Com isso, ela terá o menor número de jogos do futebol nacional na sua programação desde 1991.

A emissora que detinha, até a chegada de Bolsonaro ao poder, um quase monopólio das transmissões, teve que direcionar seu foco na TV aberta para a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro das séries A e B.

Ao todo, serão 48 datas de transmissões no ano que vem, como a própria emissora confirmou ao mercado publicitário. São 38 rodadas da liga nacional, mais dez do mata-mata que dá prêmios milionários aos clubes.

O pacote não conta jogos da Seleção Brasileira nem da Copa do Mundo do Catar, que são vendidos separadamente. Isso é menos da metade dos jogos que a Globo transmitiu em 2017, por exemplo.

Os dois pilares da TV Globo sempre foram as novelas (voltadas ao público feminino) e o futebol, voltado, majoritariamente, ao público masculino. Com isso as rachaduras nos alicerces do Grupo Globo de Comunicação ficam cada vez mais expostas.

COMPARTILHAR