‘Sabatina de Mendonça pode acontecer em novembro’, afirma Pacheco

Em coletiva de imprensa no Senado, Pacheco falou sobre a possibilidade da sabatina ocorrer no próximo mês

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta quinta-feira, 28, que a sabatina de André Mendonça na Comissão da Constituição de Justiça (CCJ) da Casa deve acontecer no mês de novembro. Segundo o líder do Senado, o procedimento pode ser marcado para depois da COP-26, a Conferência do Clima, marcada entre 31 de outubro de 12 de novembro.

Ex-advogado-geral da União, Mendonça foi indicado no dia 13 julho pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para ocupar a vaga que antes era ocupada pelo ministro Marco Aurélio de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF). Mas, até o momento, ele não passou pelo primeiro procedimento para ingressar na Corte, que é a sabatina na CCJ, já que o presidente da comissão, Davi Alcolumbre (DEM-AP), não marcou uma data.

Em coletiva de imprensa no Senado, Pacheco falou sobre a possibilidade da sabatina ocorrer no próximo mês.

“Nós temos agora a conferência do clima, que é um evento importante no qual estarei presente com uma comitiva de senadores. Logo após, nós temos condições de fazer esse esforço concentrado para presença física dos senadores em Brasília. Eu acredito que no decorrer do mês de novembro nós consigamos evoluir nessa pauta, inclusive na indicação do ministro do STF”, apontou.

O presidente da CCJ, acredita que Mendonça não possui o número de votos suficientes para ser aprovado pelo plenário do Senado. Ele precisa do apoio de 41 dos 81 senadores para ingressar no Supremo.

COMPARTILHAR