Queda de cabelo: saiba como a alimentação interfere nos fios

Um dos grandes incômodos pra quem chega na temida faixa dos 40 anos de idade, com certeza é a preocupação contra as famosas quedas de cabelo. Pois quando esse problema aparece, complicações relacionadas à autoestima surge, resultando ás vezes em depressão e ansiedade.

Mesmo com a calvície, na maioria dos casos, esses problemas com a queda de cabelo surgem na adolescência por diversos motivos, dentre eles, fatores genéticos, hábitos ruins, infeccções e má alimentação estão entre os principais motivos dessa condição.

A dermatologista, Letícia Bortolini, diz que uma das melhores maneiras para previnir esse tipo de queda no cabelo, é mantendo uma alimentação saudável ao longo da vida e também manter a higiene nos fios. “Lavar os cabelos em dias alternados também é importante, pois não deixa o couro cabeludo sujo por muito tempo porque isso gera irritação e entope os orifícios dos fios com oleosidade e queratina, o que irá prejudicar o crescimento”, explica.

Nesse sentido, o melhor remédio é apostar em uma alimentação equilibrada. Para ajudar a todos os que estão preocupados com a queda de cabelos, o site Sportlife separou junto com especialistas, o que não pode faltar em uma dieta para manter os fios capilares firmes e fortes.

1 – Aumente o consumo de proteínas – De acordo com a médica nutróloga, Dra. Marcella Garcez, professora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), os cabelos são formados, principalmente, por queratina – um tipo de proteína. Portanto, manter os níveis adequados do nutriente é o primeiro passo para evitar a queda de cabelo. A especialista recomenda a ingestão de alimentos como peixe, frango, carne magra, ovos e feijão.

2 – Tenha uma boa hidratação e evite a queda de cabelo – Sabemos que a água é fonte de vida. Para os cabelos, não é diferente. “Além disso, ela é fundamental para a absorção dos nutrientes dos demais alimentos, garantindo pele e cabelos radiantes”, explica o médico nutrólogo Juliano Burckhardt, membro Titular da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

3 – Não esqueça das vitaminas e minerais – Alimentos como semente de linhaça, castanha de caju e amendoim oferecem uma boa carga de nutrientes que evitam a queda de cabelo. “Além das proteínas, minerais metálicos como ferro e cobre, presentes, por exemplo, no fígado, também possuem participação importante na saúde capilar, da mesma maneira que as vitaminas do complexo B, como a biotina”, completa a Dra. Garcez.

4 – Soja e ferro são aliados contra a queda de cabelo – Para os especialistas, o consumo adequado do grão pode favorecer a circulação sanguínea do couro cabeludo. Da mesma maneira, o ferro presente em leguminosas e carnes vermelhas é fundamental para evitar a queda de cabelo. “A falta de ferro é uma das principais causas da queda, pois este mineral faz parte da formação dos glóbulos vermelhos e nutre os folículos capilares. O que deixa os fios mais fortes”, explica o Dr. Burckhardt.

5 – Açúcar costuma ser o grande vilão – O excesso de doces e açúcares provoca o aumento da insulina. Com isso, de acordo com os especialistas, o organismo libera hormônios que inibem a divisão celular da raiz capilar. Dessa maneira, ocorre um processo inflamatório no couro cabeludo e, consequentemente, o enfraquecimento e a queda dos fios. Portanto, vai com calma na sobremesa.

Com informações do Sportlife

COMPARTILHAR