Medida visa garantir água para abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza e permitir testes no percurso entre os reservatórios Jati e Castanhão
O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) liberou, nesta segunda-feira (1), as águas do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco para O Cinturão das Águas do Ceará (CAC). A abertura das comportas atende demanda feita na última semana pelo governo do estado e tem dois objetivos principais: garantir água para abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza e permitir testes na estrutura da CAC entre os reservatórios Jati e Castanhão.
Os primeiros testes no CAC ocorreram em agosto de 2020. Nesta nova etapa, de acordo com o planejamento estadual, com uma vazão de 12 mil litros de água por segundo, as águas sairão do reservatório Jati pela estrutura do CAC, chegarão ao leito do Riacho Seco e depois passarão pelo Rio Batateiras, que desce do Crato. Na sequência, passam pelo Rio dos Porcos, que as levará até o Rio Salgado, desaguando no Rio Jaguaribe até chegar ao reservatório Castanhão, que abastece a capital cearense e cidades próximas.