Ministério Público arquiva inquérito contra ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub

O ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, ganhou um motivo para se alegrar nesta quarta-feira (24), isso porque o Ministério Pública Federal (MPF) decidiu por arquivar um inquérito contra ele por declarações feitas contra chineses no ano passado. Abraham era suspeito de crime de racismo, no entanto, no final das investigações, a Polícia Federal (PF) decidiu não indiciá-lo.

Baseado no relatório da PF, a Procuradoria da República do Distrito Federal decidiu pelo arquivamento.

Vale lembrar que na época, Weintraub realizou um publicação através de suas redes sociais para criticar o país asiático e utilizou o personagem da Turma da Mônica, Cebolinha. A forma com que ele escreveu a postagem fez com que uma associação com o sotaque dos chineses ao falaram português. O embaixador da China, Yang Wanming, chamou o ex-ministro de racista, que por sua vez, acabou deletando a postagem.

A investigação havia sido aberta no Supremo Tribunal Federal (STF) porque, na época da declaração, Weintraub ocupava o cargo de ministro. Quando ele deixou o governo, no entanto, o caso foi enviado à primeira instância.

A conclusão presente no documento é do delegado da Superintendência da PF do Distrito Federal, Francisco Vicente Badenes Júnior, que disse não ter elementos suficientes para indiciar Weintraub pelo crime de racismo.

Com a informação: Pleno News

COMPARTILHAR