Marinha leva para Manaus tanque com 90.000 metros cúbicos de oxigênio pelos rios da Amazônia

Foi a maior carga de oxigênio líquido já transportada por vias fluviais no país, diz a empresa

Uma balsa com um tanque de 90 mil metros cúbicos de oxigênio líquido, abastecido pela empresa White Martins, atracou neste sábado (6) no porto Encontro das Águas, em Manaus (AM), acompanhada pelo navio-patrulha Fluvial Roraima, do Comando da Flotilha do Amazonas. O tanque, com o equivalente a 9 mil cilindros de oxigênio, foi abastecido pela empresa em Belém (PA). O navio-patrulha iniciou o acompanhamento da balsa, que foi contratada pela indústria de gás, a partir da cidade de Santarém (PA) até Manaus (AM).

De acordo com a White Martins, essa foi a maior carga de oxigênio líquido já transportada por vias fluviais no país. Durante a ação, o principal propósito do Navio da Marinha foi evitar interferências de outras embarcações durante a navegação da balsa, no Rio Amazonas.

Ao todo, o navio percorreu 400 milhas náuticas a partir de Santarém garantindo a segurança da embarcação. “Por se tratar de um cilindro de peso muito elevado, a todo instante buscou-se evitar que a balsa fizesse guinadas bruscas, permitindo o mínimo de deslocamento do cilindro”, explicou o comandante do navio-patrulha, capitão de corveta Gabriel Moraes.

A ação da Marinha faz parte da Operação “Covid-19”, conduzida pelas Forças Armadas sob coordenação do Ministério da Defesa.

Com informações da Agencia Brasil

COMPARTILHAR