O pagamento será feito através de cadastramento pelo CadÚnico. Veja como se inscrever
O pagamento do novo benefício já começa no mês de novembro, de acordo com o governo federal. Para receber o Auxílio Brasil a família terá que estar cadastrada no Cadastro Único (CadÚnico), lugar principal de cadastro de pessoas com baixa renda.
No entanto, quem já está cadastrado no CadÚnico não entra automaticamente em todos os programas sociais, é preciso analisar alguns requisitos.
Quem tem direito ao Cadastro Único:
Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa, equivalente a R$ 550; Famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, ou seja, R$ 3.300; Famílias com renda maior que três salários mínimos e que esteja cadastrada em programas sociais nas três esferas do governo;
Pessoas que moram sozinhas, as chamadas famílias unipessoais; Pessoas que vivem em situação de rua, sozinhas ou com família.
Como se inscrever no Cadastro Único
O cadastro é feito somente de forma presencial no CRAS da cidade residente ou em um posto de Cadastro Único ou Bolsa Família. Se você precisa se inscrever deve procurar o CRAS da sua cidade e se informar corretamente.
O representante do cadastro deve ter idade mínima de 16 anos, bem como CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, RG, carteira de Trabalho, Título de Eleitor e RANI no caso de indígena.