CPI: Senadores pressionam Aras sob ameaça de impeachment

Grupo exige o cumprimento integral do relatório final

Os senadores de oposição da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 fizeram um acordo para protocolar um pedido de impeachment contra o procurador-geral da República (PGR), Augusto Aras, caso ele não acate, de forma integral, todas as demandas do relatório final da Comissão. A informação é do colunista Lauro Jardim, do O Globo.

Aras deverá receber o documento na próxima quarta-feira (27), um dia após a votação do texto e será responsável pela análise dos supostos nove crimes que a CPI acusa o presidente Jair Bolsonaro de ter cometido, além das acusações contra os filhos do presidente, Flávio e Eduardo Bolsonaro; contra quatro ministros de Estado; e contra outros cinco deputados federais, todos com foro privilegiado.

Os senadores estão decididos a levar as decisões do relatório adiante e também formaram um consenso para, no caso de haver omissão, procrastinação ou no caso de Aras decidir arquivar as recomendações do relatório, pedirão o cumprimento do relatório diretamente ao Supremo Tribunal Federal (STF) por meio de uma ação penal subsidiária.

Caso peçam o impeachment de Aras, o grupo deverá alegar que o PGR negligenciou o trabalho do que consideram “a CPI mais importante da história do Congresso”.

COMPARTILHAR