As Forças Armadas da China contam com um incrível robô-tubarão, que foi apresentado com exclusividade em uma feira de tecnologia militar em Beijing.
Se trata de um novo dispositivo para guerra marítima, batizado de Robo-Shark, que conta com diversas capacidades segundo o jornal estatal Global Times, entre elas:
Missões de reconhecimento subaquático de perto;
Busca e salvamento;
Vigilância do campo de batalha;
Antissubmarino;
Levantamento hidrológico;
Retransmissão de comunicações;
Rastreamento subaquático.
O robô criado também está equipado com diversos apetrechos, como um equipamento de vigilância para perseguir submarinos inimigos.
Entre esses apetrechos, estão um sonar, câmeras, hidrofones e também magnetrônomos.
Incrível robô-tubarão conta com dois modelos
O robô-shark foi desenvolvido pela empresa Boya Gongdao Robot Technology, que apresentou os dois modelos na feira de tecnologia militar.
O primeiro modelo apresentado contava com 1,5 metro de comprimento, enquanto o segundo era relativamente maior, com 2,3 metros, que é o tamanho aproximado de um tubarão real.
Além disso, o jornal estatal chinês também afirmou que é difícil conseguir distinguir o robô criado com um tubarão normal a olho nu.
De acordo com a reportagem, ambos (o animal e o robô) se movimentam com os mesmos princípios dinâmicos, isto é, o robô se move assim como um tubarão real.
Projeto similar já existia nos Estados Unidos
Os Estados Unidos já haviam apresentado um projeto similar, assim como o projeto chinês, se trata de um robô, porém com forma de atum.
O projeto foi divulgado em 2013 por uma reportagem divulgada pela estação WXYZ de Detroit. O responsável pelo desenvolvimento do projeto era a própria Marinha dos Estados Unidos.
O batizado “GhostSwimmer”, contava com 1,5 metro de comprimento e cerca de 45 quilos de peso, e também se move assim como o peixe em que é inspirado.