Chanceler francês chamou negociação de ‘apunhalada nas costas’
O ministro das Relações Exteriores da França, Jean-Yves Le Drian, convocou os embaixadores de seu país que estão nos Estados Unidos e na Austrália. A ordem é para que os diplomatas prestem esclarecimentos sobre o acordo militar Aukus.
Trata-se de uma negócio multilateral firmado pelo presidente norte-americano, Joe Biden, que tirou US$ 66 bilhões dos franceses. “A decisão foi tomada pelo presidente Emmanuel Macron diante da seriedade dos acontecimentos”, informou Le Drian, em nota publicada na sexta-feira 17.
Um governo convoca seus embaixadores em outros países quando quer demonstrar grave descontentamento nas relações. Além disso, a França cancelou um evento de gala marcado para ocorrer na embaixada dos Estados Unidos em Paris, em comemoração aos 240 anos de uma das batalhas da Guerra de Independência dos EUA, no século 18 (historicamente, os franceses foram os primeiros aliados dos americanos em sua luta para se libertar do Império Britânico). O movimento da França esgarçou as relações com Biden.