Fux sobe o tom com Bolsonaro: ‘O STF não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões’

A crise institucional entre o Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou mais um capitulo. Na tarde desta quarta-feira (08), o ministro Luiz Fux, presidente da Suprema Corte, se pronunciou sobre as manifestações ocorridas ontem (07), Dia da Independência do Brasil, e subiu o tom com o presidente da República, Jair Bolsonaro.

Em discurso realizado na Avenida Paulista, o presidente Jair Bolsonaro disse que não vai acatar mais nenhuma ordem dada pelo ministro Alexandre de Moraes, integrante do STF.

“Este Supremo Tribunal Federal jamais aceitará ameaças à sua independência nem intimidações ao exercício regular de suas funções. Ninguém fechará esta Corte. Nós a manteremos de pé, com suor e perseverança” — afirmou Fux..

“O Supremo Tribunal Federal também não tolerará ameaças à autoridade de suas decisões. Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do Chefe de qualquer dos Poderes, essa atitude, além de representar atentado à democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional. Num ambiente político maduro, questionamentos às decisões judiciais devem ser realizados não através da desobediência, não através da desordem, e não através do caos provocado, mas decerto pelos recursos, que são as vias processuais próprias” — acrescentou. .

COMPARTILHAR