Ministro Queiroga chama Mayra Pinheiro de “Capitã Saúde”

Declaração ocorreu durante evento na sede do Ministério

O ministro Marcelo Queiroga se referiu à secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Mayra Pinheiro, como “Capitã Saúde”, em resposta ao apelido de “Capitã Cloroquina” atribuído a ela. A declaração de Queiroga ocorreu nesta quarta-feira (1°), em evento de lançamento do Curso de Formação de Multiplicadores em Urgências e Emergências em Saúde Mental.

Durante seu discurso, o ministro a cumprimentou, apresentando-a como “Mayra Pinheiro, secretária da Secretaria de Trabalho e Gestão em Saúde, a nossa Capitã Saúde”.

Pinheiro ganhou a alcunha relativa à cloroquina em razão da defesa que faz ao tratamento precoce e de sua ação para promover o medicamento no Amazonas, durante a crise da Covid-19, no início de 2021.

Participaram do evento desta quarta-feira o deputado Osmar Terra (MDB) e a ministra da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves, que também mencionou a alcunha:

“Precisávamos de um comitê gestor [para tratar de assuntos ligados à saúde mental]. E, aí, esse comitê chega, capi… Eita! Capitaneado pela nossa doutora Mayra. Olha, eu não falei essa palavra [risos]. Liderado pela doutora Mayra”, brincou a ministra.

O novo comitê citado por Damares e que motivou o evento é um projeto inédito no Ministério da Saúde e tem como objetivo incentivar uma terapia humanizada para tratar questões relativas à saúde mental. Médicos e enfermeiros serão capacitados, por meio de um curso, a realizar atendimentos adequados a pacientes em sofrimento psíquico.

COMPARTILHAR