Nasa está conduzindo testes em solo com o X-57 Maxwell na Califórnia
X-57 Maxwell é um avião elétrico alimentado por baterias de lítio que está sendo desenvolvido pela Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos.
A aeronave tem a missão de demonstrar que aviões de pequeno porte movidos a eletricidade podem ter emissão de carbono zero.
Iniciado em 2016, o projeto é o primeiro avião da série X feito pela Nasa em mais de uma década. O avião tem 14 motores elétricos: 2 maiores e 12 menores, destaca o site CompositesWorld.
Os maiores, localizados na extremidade das asas, servem para manter o voo de cruzeiro. Já os 12 menores, que estão distribuídos ao longo de cada asa, ajudarão em pousos e decolagens.
É esperado que o X-57 Maxwell tenha uma autonomia de 160 km, com velocidade de cruzeiro de 275 km/h e tempo de voo de cerca de 40 minutos, transportando duas pessoas.
Mas, antes de qualquer coisa, é importante que o X-57 Maxwell comece a voar. Atualmente, a Nasa está conduzindo testes em solo na Califórnia.
A expectativa é de que nos próximos meses o veículo aéreo possa passar a testes de taxiamento e, finalmente, ao primeiro voo, quem sabe até o final deste ano.