Durante o seu discurso na volta do recesso do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, enviou um claro recado ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e às Forças Armadas. O magistrado afirmou que a harmonia e independência entre os Poderes não implicam “impunidade de atos” que extrapolem o respeito às instituições.
Para evitar o aumento das tensões entre o STF e o Planalto, o presidente da Corte não citou Bolsonaro ou os militares nominalmente, mas afirmou que o tribunal permanece “atento” aos ataques à honra de “cidadãos que se dedicam à causa pública”.
“Harmonia e independência entre os poderes não implicam impunidade de atos que exorbitem o necessário respeito às instituições” — disse Fux. “Permanecemos atentos aos ataques de inverdades à honra dos cidadãos que se dedicam à causa pública. Atitudes desse jaez deslegitimam veladamente as instituições do país; ferem não apenas biografias individuais, mas corroem sorrateiramente os valores democráticos consolidados ao longo de séculos“ — acrescentou.