FHC diz que Doria é candidato à Presidência e tem seu voto

Após causar mal-estar no PSDB por encontro com Lula, ex-presidente destacou apoio ao governador de SP

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) declarou, neste sábado (31), que pretende votar em João Doria (PSDB) para presidente nas eleições 2022.

A declaração foi registrada em vídeo divulgado pela equipe do governador paulista, e acontece semanas depois de um mal-estar causado pelo ex-presidente por causa de um encontro com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também presidenciável. FHC chegou a afirmar que votaria em Lula num eventual segundo turno entre o petista e Jair Bolsonaro (sem partido).

“Ele é candidato à Presidência e tem meu voto’, diz FHC na gravação deste sábado.

Além do governador de SP, FHC aparece acompanhado dos presidentes de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa; de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca; e do ex-presidente brasileiro Michel Temer, na reabertura do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.

O encontro entre FHC e Lula rendeu críticas públicas de tucanos como Aécio Neves, Orlando Morando e do presidente da legenda, Bruno Araújo. Doria não se manifestou, mas aliados do governador disseram que ele ficou aborrecido ao saber do encontro.

‘Reafirmo, para evitar más interpretações: PSDB deve lançar candidato e o apoiarei; se não o levarmos ao segundo turno, neste caso não apoiarei o atual mandante, mas quem a ele se oponha, mesmo o Lula’, afirmou FHC após a repercussão de seu encontro com Lula.

A disputa pelo posto de candidato à Presidência pelo partido em 2022 tem quatro nomes: Doria, o governador gaúcho Eduardo Leite, ambos em campanha para as prévias tucanas e, além deles, o senador Tasso Jereissati (CE) e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio (AM).

COMPARTILHAR