Fux prepara discurso com fortes recados a Bolsonaro e ao ministro da Defesa

O clima em Brasília segue quente. De acordo com informações divulgadas pela imprensa, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, deve usar o tradicional discurso de retomada dos julgamentos na Corte na segunda-feira (02), após o recesso do Judiciário, para enviar recados ao Palácio do Planalto.

As possíveis declarações do magistrado terão como objetivo responder a uma suposta tentativa de intimidação feita pelo ministro da Defesa, Braga Neto, que teria mandado um interlocutor avisar aos Poderes que não haveria eleições de 2022 se não fosse aprovado o voto impresso. O discurso de Fux também terá como alvo as recorrentes alegações de Bolsonaro de que o sistema leitoral atual é fraudável.

A crise entre o STF e o planalto ganhou bastante fôlego depois que ministros da Corte se reuniram com dirigentes de partidos para reverter a tendência de aprovação do voto impresso pelo Congresso.

Outro ponto de atrito entre os dois poderes é o combate à pandemia no Brasil. Nesta quinta-feira (29), o presidente da República subiu o tom e acusou a Corte de cometer crime ao delegar aos prefeitos e governadores poderes para decretar medidas restritivas.

“O Supremo cometeu crime ao dizer que prefeitos e governadores podem suprimir direitos” — afirmou. “Prefeitos e governadores tinham mais poder do que eu” — acrescentou o mandatário.

Com informações do Estadão

COMPARTILHAR