O Ministério do Meio Ambiente (MMA) entregou na última quarta-feira (27/1), três viaturas equipadas para o combate a emergências ambientais com produtos perigosos ao estado de Minas Gerais. No âmbito da Agenda Ambiental Urbana, a entrega e outras ações totalizam mais de R$ 2,8 milhões destinados a fortalecer a prevenção e resposta rápida aos acidentes e emergências ambientais com produtos perigosos em todo o estado de MG.
Os veículos serão utilizados pelo Núcleo de Emergência Ambiental (NEA), ampliando a frota para o atendimento de ocorrências. O NEA atendeu 474 ocorrências em 2019. Em 2020, os registros somaram 377, sendo 67% com origem no transporte rodoviário, 14% em instalações industriais, 3% no transporte ferroviário e 2% no transporte dutoviário.
Entre as ações do convênio, estão previstos o mapeamento das áreas de risco e a estruturação de bases regionais para o atendimento às emergências ambientais pela Fundação Estadual de Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais (FEAM) e pelo Corpo de Bombeiros, incluindo equipamentos de proteção individual e kits de atendimento a emergência com mantas e cordões absorventes, treinamento técnico especializado e estabelecimento de medidas preventivas aos acidentes ambientais.