Brasil recebe 2 milhões de doses de vacinas da Janssen doadas pelos EUA

Chegada do carregamento foi acompanhada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga

Chegou ao Brasil nesta sexta-feira, 25, o primeiro lote de vacinas da Janssen contra a covid-19 doadas diretamente pelos Estados Unidos, sem intermédio do consórcio global Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesta primeira etapa, o país recebe 2,05 milhões de doses.

O avião que carregava os imunizantes saiu da noite de ontem da Flórida e pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), nesta manhã. A chegada do carregamento foi acompanhada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pelo embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman.

Um segundo lote com vacinas da Janssen está programado para chegar ao país amanhã, com mais 942 mil doses do imunizante, completando os 3 milhões de doses doadas pelo governo norte-americano.

DOSE ÚNICA

Desde que começou a ser aprovada por agências regulatórias de saúde de diversas partes do mundo, a vacina da Janssen foi apontada como a ideal para o Brasil, pois teria capacidade de acelerar a imunização no país por ser aplicada em dose única, ao contrário da maioria dos imunizantes usados no combate à doença.

COMPARTILHAR