Presidente da Argentina diz que ‘os argentinos vieram da Europa e os brasileiros vieram das selvas’

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, fez um comentário super polêmico durante um encontro com o Primeiro-Ministro da Espanha, Pedro Sánchez, nesta quarta-feira (09).

O mandatário argentino afirmou que os mexicanos vieram dos índios e os brasileiros vieram das selvas. Enquanto isso, segundo ele, os argentinos teriam vindo de barcos, da Europa.

“Os mexicanos vieram dos índios, os brasileiros saíram da selva, mas nós os argentinos, chegamos de barcos. E eram barcos que vieram de lá, da Europa” — disse Fernández, durante um evento com o primeiro-ministro da Espanha e empresários argentinos e espanhóis.

O presidente argentino argumentou que estava citando um trecho de uma obra do poeta mexicano Octavio Paz, vencedor de um Prêmio Nobel de Literatura, mas na verdade mencionou parte da música “Llegamos de Los Barcos”, lançada em 1982 pelo músico argentino Litto Nebbia, de quem já se declarou fã.

A letra da música diz, em espanhol: “Los brasileros salen de la selva / Los mejicanos vienen de los indios / Pero nosotros, los argentinos / Llegamos de los barcos”.

O comentário do presidente argentino repercutiu muito mal nas redes sociais e foi alvo de críticas, chegando a ser classificado por muitas pessoas como “discriminatório”. O mandatário ainda chegou a pedir desculpas pela declaração.

“Afirmou-se mais de uma vez que ‘os argentinos descendem de navios’. Na primeira metade do século 20, recebemos mais de 5 milhões de imigrantes que viviam com nossos povos nativos. Nossa diversidade é um orgulho. Eu não quis ofender a ninguém, de qualquer forma, a quem se sentiu ofendido ou invisibilizado, desde já minhas desculpas” — escreveu Fernández.

Aqui no Brasil, uma das figuras públicas que reagiu à declaração do político argentino foi Eduardo Bolsonaro, deputado federal.

“Presidente da Argentina Alberto Fernández afirmou que enquanto seu povo veio de barcos da Europa, “brasileiros vieram da selva”. Não dirão que foi RACISTA contra indígenas e africanos que formaram o Brasil? Porém, afirmo: o barco que está afundando é o da Argentina” — escreveu Eduardo.

Veja algumas reações de brasileiros a fala de Alberto Fernández:

COMPARTILHAR