A proposta de levar astronautas à Lua em 2024 parece realmente ambiciosa. Todavia, Elon Musk, fundador da SpaceX, acredita que o prazo é suficiente e já está desenvolvendo a estrutura que permitirá esse feito.
A saber, essa meta faz parte de uma parceria com a Agência Espacial Norte-Americana (NASA), que escolheu a SpaceX para realizar o projeto.
Com efeito, tal projeto bilionário, participante do Programa Artemis, foi disputado por outras empresas privadas, como a Blue Origin, de Jeff Bezos.
Programa Artemis: levar astronautas à Lua
Primeiramente, desde 1972, com a Apollo 16, a NASA não tem levado mais astronautas à Lua.
Por isso, recentemente, desenvolveu um novo programa com o objetivo de transportar a primeira astronauta para a superfície lunar.
Assim, selecionou a SpaceX para trabalhar em conjunto, empresa atuante desde 2002 que tem o intuito de colonizar Marte.
Aliás, escolheu a Starship HLS, uma nave que deverá ter suporte para transportar grandes tripulações (100 pessoas) ao espaço, além de levar cargas. Projetada com 120 metros de altura e para realizar pouso vertical.
Conforme Musk, a empresa está produzindo muitos protótipos, testados no Texas pela SpaceX. Nesse sentido, 4 exemplares já foram destruídos enquanto realizavam voos de teste.
Entretanto, o projeto está progredindo. Além disso, a empresa de Musk tornou-se a primeira, de iniciativa privada, a levar astronautas à ISS (Estação Espacial Internacional).
Essa missão foi intitulada de Crew-2 e obteve bom êxito, também uma combinação com a NASA.
Ademais, a NASA pretende usar seu Sistema de Lançamento Espacial para enviar 4 astronautas até Órion, cápsula que se ligará à Estação Espacial Lunar Gateway.
A partir daí, a Starship receberá a tripulação, em seguida, encaminhará os astronautas à Lua, onde eles passariam cerca de 1 semana.
Por fim, o contrato da NASA com a SpaceX está suspenso por enquanto, devido aos protestos das outras concorrentes e do Governo. E você, o que acha? Compartilhe!