Sete crianças são encontradas com fome e presas em casa no AP

O Conselho Tutelar de Macapá fez o resgate e as encaminhou para um abrigo de menores

Sete crianças, com idades entre 3 e 7 anos, e uma adolescente de 13 anos , foram resgatadas pelo Conselho Tutelar após serem abandonadas pelos pais, sem alimentos nem água e presas em uma casa na Zona Oeste de Macapá.

O resgate foi na sexta-feira, 4, após denúncias anônimas repassadas aos agentes do órgão. Ao chegarem no local, os conselheiros se depararam com o ambiente sujo e sem recursos básicos como água encanada, água potável, alimentos, fogão e nem geladeira.

Além disso, os menores estavam muito sujos, sem roupas, com fome e desidratados. A maioria também apresentava sintomas de gripe, indícios de anemia e feridas pelo corpo.

Divulgação/Conselho Tutelar

Uma adolescente de 13 anos, que tomava conta das crianças, era tia deles e recebia instruções para fingir que tinha 17 anos. Depois de algum tempo resistindo ao resgate, ela descreveu que as crianças são filhas de duas irmãs mais velhas. Uma é mãe de três menores e a outra é mãe de mais quatro crianças.

Após o resgate, as mães das crianças foram ao conselho tutelar, mas ao serem questionadas sobre os documentos pessoais dos menores, elas informaram que tinham as certidões de apenas dois filhos.

O conselho tutelar fez ainda a busca pelos pais e avós das crianças, entretanto, poucos foram encontrados. Por causa dos riscos e sem familiares para ficarem responsáveis, as crianças tiveram que ser levadas para um abrigo e aguardam decisão da justiça. As mães não foram presas.

COMPARTILHAR