Nise Yamaguchi nega existência de minuta para mudar bula da cloroquina

Declaração foi dada em depoimento na CPI da Covid

Em depoimento na CPI da Covid nesta terça-feira, 1º, a médica Nise Yamaguchi refutou afirmações de que teria existido uma minuta indicado mudanças na bula para que a cloroquina fosse recomendada para tratar a covid-19. “A minuta jamais falava de bula, mas sobre a possibilidade de haver uma disponibilização de medicamentos”, afirmou.

O ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta citou reunião no Palácio do Planalto no ano passado em que foi exposto uma minuta de decreto presidencial para mudar a bula da cloroquina. Depois, o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, disse que a ideia da mudança da bula foi defendida pela médica.

Nise Yamaguchi informou que o que se estava discutindo era a “inclusão do uso do medicamento”. Segundo ela, não houve minuta de mudança de bula. “Esse papel que estava em cima da mesa só falava sobre dispensação de medicamentos. Sou especialista em regulação, isso jamais aconteceria”, afirmou.

“Não fiz nenhuma minuta para mudar a bula da cloroquina”, pontuou a médica. O presidente da CPI da Covid, Omar Aziz (PSD-AM), sugeriu uma acareação entre Nise Yamaguchi e Barra Torres para esclarecer as diferenças entre os depoimentos.

COMPARTILHAR