Marco Aurélio Mello critica convocação de governadores na CPI

Ministro do Supremo Tribunal Federal afirma que esfera para análise de eventuais irregularidades de gestores estaduais não é o Senado; magistrado fala em atuação ‘equivocada’ de CPI

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou a convocação de governadores para prestarem depoimento à CPI da Covid no Senado. O magistrado afirmou que cabe à Justiça de cada Estado, e não aos senadores, analisarem se houve irregularidades praticadas pelos gestores estaduais durante a pandemia de covid-19.

“Eu não vejo como tenham aprovado agora a convocação de governadores. Eu creio que tem alguma coisa equivocada em termos de atuação da comissão parlamentar de inquérito”, afirmou Marco Aurélio em entrevista ao canal do historiador Marco Antonio Villa no YouTube.

“Mas precisamos aguardar qual vai ser o convencimento da maioria que virá a se formar no âmbito do Supremo [Tribunal Federal]. Continuo convencido de que CPI federal, existente na Câmara ou no Senado, não pode convocar governador. É claro que a CPI atua na investigação, mas quando se tem um envolvimento com governador de Estado, a seara para apurar se há responsabilidade, é outra”, completou o ministro.

COMPARTILHAR