Renan Calheiros é enquadrado por senadores após comparar CPI com julgamento de nazistas

A sessão da CPI da Pandemia desta terça-feira (25) já começou bastante tensa. O relator da comissão, senador Renan Calheiros, fez um paralelo infeliz entre a CPI da Pandemia e o Julgamento de Nuremberg, onde nazistas foram julgados após a Segunda Guerra Mundial por crimes contra a humanidade, como o genocídio de 6 milhões de judeus.

De acordo com Renan, o que ocorre no Brasil “ainda não pode ser chamado de genocídio”, mas para ele há uma semelhança muito grande entre figuras (membros do governo Bolsonaro) que foram ouvidas pela comissão e criminosos fascistas, como o Marechal Hermann Göring, que foi o 2° em comando na Alemanha nazista.

A fala do parlamentar gerou uma imediata reação de alguns de seus pares, como os senadores Fernando Bezerra e Flávio Bolsonaro, que repudiaram as declarações.

O senador Fernando Bezerra chegou a classificar de “absurdo” a deplorável comparação feita por Renan Calheiros. Enquanto isso, Flávio Bolsonaro que chamou o relator da CPI de “louco”. “Só existe semelhança na cabeça de loucos como você” — disparou Flávio.

Até o presidente da comissão, senador Omar Aziz, repreendeu o relator por tais palavras.

COMPARTILHAR