Vacinas de AstraZeneca e Pfizer são eficazes contra variante indiana

De acordo com o jornal britânico, as duas doses dos imunizantes fornecem uma proteção superior a 80% contra a variante B.1.617

Um estudo do governo britânico revelou que as vacinas contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech e da Oxford/AstraZeneca são eficazes contra a variante indiana do coronavírus, informa o Financial Times. Os dados da pesquisa ainda não foram divulgados oficialmente.

De acordo com o jornal britânico, as duas doses dos imunizantes fornecem uma proteção superior a 80% contra a variante B.1.617, predominante na Índia neste momento e que já chegou ao Brasil. As vacinas também são eficazes (87%) contra a cepa B.1.1.7, identificada pela primeira vez em Kent, no sudeste da Inglaterra.

A reportagem obteve as informações com duas pessoas que tiveram acesso aos dados apresentados pelo Grupo de Aconselhamento sobre Ameaças de Vírus Respiratórios Novos e Emergentes do Public Health England (PHE), agência do Departamento de Saúde britânico.

Ainda segundo o estudo, a eficácia contra as novas variantes cai para 33% com apenas uma dose da vacina (no caso da B.1.617) e 51% contra a B.1.1.7.

Ontem, o CEO da BioNTech, Ugur Sahin, já havia antecipado que a vacina produzida em parceria com a Pfizer é eficaz contra a variante indiana.

COMPARTILHAR