Ministro quer apurar se partidos pagaram empresas suspeitas de espalhar notícias falsas
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que envie informações sobre a existência de pagamentos declarados por candidatos e partidos nas eleições de 2018 e 2020 sobre o pagamento feito a determinadas empresas de tecnologia.
No total, são seis companhias suspeitas de divulgar notícias falsas e promover impulsionamento em redes sociais.
O pedido de Moraes foi feito nesta quinta-feira (29) no chamado inquérito das fake news, que investiga notícias falsas e críticas contra os ministros do STF.
Em sua solicitação, o ministro apontou que várias empresas foram oficiadas a prestar informações, mas que as respostas dadas por elas não foram suficientes para atestar uma suposta ilegalidade.
O ministro também solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) que aponte se essas seis empresas receberam pagamentos de órgãos públicos.
Moraes ainda pediu que o ministro Luis Felipe Salomão compartilhe informações sobre Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) sobre a campanha eleitoral de 2018 do presidente Jair Bolsonaro, que apuraram um suposto disparo em massa de notícias falsas pagas por apoiadores.