Alerta vermelho espacial: satélites da OneWeb e da SpaceX quase colidiram
Enquanto as empresas lutam por espaço na órbita baixa da Terra, a humanidade está caminhando para um cenário de “faroeste espacial”.
Paul Kostek, especialista em política espacial do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), alertou que um acordo global sobre a utilização do espaço sideral é “altamente improvável”.
Como o setor espacial comercial continua crescendo em um ritmo acelerado, as empresas estão competindo dia após dia para lançar constelações de satélites e novas naves experimentais.
Recentemente, os satélites da OneWeb e da SpaceX ficaram muito perto de se chocarem, o que poderia causar uma reação em cadeia.
Além dos riscos de colisão espacial, a quantidade crescente de objetos na órbita baixa da Terra também está deixando os astrônomos frustrados, pois torna as observações mais difíceis e menos precisas.
Paul Kostek comentou: “Os astrônomos estão chateados porque a visão noturna deles está arruinada por causa do número de satélites lá em cima e do problema de gerenciamento de tráfego.”
E alertou: “Como você gerencia todos esses satélites para evitar colisões, para proteger serviços essenciais como GPS e outras comunicações?”