Pelo menos cinco militares morreram, dois estão desaparecidos e outros cinco ficaram feridos depois que, neste sábado (17), um helicóptero do Exército peruano caiu em um rio na selva na região de Cusco, no Sul do país.
O Comando Conjunto das Forças Armadas informou que o acidente ocorreu às 9h15 (11h15 de Brasília), “durante a execução de uma operação de reconhecimento contra o tráfico ilícito de drogas”.
O helicóptero do Exército peruano transportava 12 membros das Forças Armadas quando sofreu uma falha mecânica e caiu nas águas do rio Vilcanota, em Cusco.
O acidente causou a morte dos sargentos do Exército John Salazar Periche, Javier Paredes Soncco e Santiago Huaita Estrada, assim como dos sargentos da Marinha Yhoni Carlos Solano e Víctor Carpopata Macedo.
Além disso, o capitão do Exército peruano Fabrizzio Soto Charres e o suboficial Marco Guerra Saavedra foram dados como desaparecidos.
Informações oficiais também indicam que o major do Exército Erick Huamán Choque, o capitão Augusto Reyes Olguín e os sargentos Abel Chávez Manhualaya, Diego Marín Hidalgo e César Robles Inga foram resgatados com ferimentos leves.
O Comando Conjunto “lamentou profundamente a morte dos corajosos membros das Forças Armadas” e expressou “suas mais profundas condolências às suas famílias”.
Além disso, também garantiu que “as ações foram intensificadas na área para resgatar todo o pessoal, bem como prestar a necessária assistência médica aos feridos”.