Governante gaúcho quer que o presidente explique a declaração sobre onde o tucano teria “enfiado” o dinheiro federal para a pandemia
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), recorreu ao Supremo Tribunal Federal para que o presidente Jair Bolsonaro seja intimado a explicar o porquê de questioná-lo sobre “onde teria enfiado” a verba federal destinada à Saúde no estado.
A declaração de Bolsonaro foi dada no início deste ano, durante uma entrevista ao jornalista José Luiz Datena.
– Onde o Leite enfiou essa grana? Eu não vou responder pra ele, né. Mas eu acho que é feio onde ele botou essa grana toda aí – ironizou o presidente da República.
Ainda durante a entrevista, Bolsonaro insinuou que Leite usou os recursos federais da pandemia para equilibrar o caixa do governo.
– Tem estado, como o Rio Grande do Sul, por exemplo, que estava há quase três meses atrasando a sua folha de pagamento… o governador Leite botou em dia sua folha de pagamento e se esqueceu da saúde, por exemplo – disse o presidente.
Na ação, Eduardo Leite sustenta que o discurso de Bolsonaro teve duplo sentido, “a partir do qual pode defluir a insinuação da prática, pelo gestor estadual, do crime consistente no emprego irregular de verbas ou rendas públicas”.
O governador Tucano também aponta que a fala de Bolsonaro pode ter o sentido de “difamação, por narrar fato relacionado à possível destinação do recurso, a justificar a necessidade de explicações, mormente diante da enorme repercussão nas mais diferentes mídias”.