Os protótipos da espaçonave Starship ainda estão realizando os primeiros testes de voo, nos Estados Unidos, indicando que a versão final deve demorar a ser apresentada. Mas o CEO da SpaceX Elon Musk disse, nesta quarta-feira (24), que ela estará pronta para voar até o Planeta Vermelho muito antes do imaginado por todos.
“A SpaceX pousará naves espaciais em Marte bem antes de 2030. O limite realmente difícil é tornar a Base Alfa de Marte autossustentável”, comentou o bilionário em seu perfil oficial no Twitter, respondendo a uma thread que tratava de uma suposta preocupação dos líderes europeus em relação à redução dos custos de lançamentos de satélites da sua empresa.
Sobre este assunto, Musk acredita que os seus concorrentes na Europa estão “mirando muito baixo”, referindo-se ao tipo de tecnologia utilizada. “Apenas foguetes totalmente e rapidamente reutilizáveis serão competitivos. Todo o resto parecerá um bimotor na era dos jatos”, profetizou.
Previstos para estrear no ano que vem, os foguetes Ariane 6 e Vega-C, da Agência Espacial Europeia (ESA), não utilizam a mesma tecnologia adotada nos propulsores da SpaceX, tornando os custos dos lançamentos ainda mais caros. Um sistema mais competitivo só deve ser apresentado pela agência depois de 2030.