Governo Biden critica suspensão do X no Brasil e defende liberdade

Posicionamento foi emitido pela porta-voz da Casa Branca

Em entrevista coletiva nesta terça-feira (17), a Casa Branca criticou a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender a plataforma X em todo o Brasil. De acordo com a porta-voz do governo Joe Biden, Karine Jean-Pierre, o acesso às redes sociais é essencial para a liberdade de expressão.

“Quando se trata de redes sociais, fomos muito claros que achamos que, você sabe, as pessoas devem ter acesso às redes sociais. É uma forma de liberdade — liberdade de expressão. E certamente, isso é algo mais amplo sobre o qual sempre fomos muito claros”, frisou Karine, ao ser questionada sobre o tema pela jornalista da TV Globo Raquel Krahenbuhl, em Washington.

O X está suspenso há aproximadamente 20 dias, após o proprietário da plataforma, Elon Musk, se recusar a cumprir ordens judiciais de bloqueio de perfis investigados, além de anunciar o fechamento de sua sede no Brasil depois que Moraes ameaçou de prisão a representante da rede social no país.

Para que a plataforma retorne, é necessário que Musk indique um novo representante em solo brasileiro e cumpra todas as determinações judiciais.

Vale lembrar que a embaixada dos Estados Unidos no Brasil afirmou estar monitorando o caso, e dizendo que a liberdade de expressão é um pilar para a democracia.

O X voltou? Usuários relatam que conseguiram acessar rede social sem utilizar VPN

Apesar da decisão do ministro, alguns internautas relataram que conseguiram acessar a plataforma nesta quarta-feira (18). De acordo com o portal UOL, o STF disse estar checando o ocorrido.

COMPARTILHAR