Empresários não têm inteligência para ver valor da cultura, diz Lula

Declaração ocorreu durante reinauguração do Armazém da Utopia, no Rio de Janeiro

O esquerdista Luiz Inácio Lula da Silva (PT) insultou empresários brasileiros ao defender a necessidade de mais investimentos na cultura. Em evento de reinauguração do Armazém da Utopia, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (12), o chefe do Executivo afirmou que eles ainda não conquistaram “inteligência suficiente” para compreender a importância de promover o setor cultural.

“Eu acho que, se o sistema financeiro soubesse disso [retorno do investimento em cultura], ele baixava os juros para não receber as dívidas e aplicava em cultura. Eu acho que os empresários brasileiros ainda não conquistaram a inteligência suficiente para saber que o investimento na cultura não só traz retorno financeiro, mas também político, ao provocar a evolução da sociedade”, declarou o petista.

Na ocasião, Lula mencionou seus mandatos anteriores e disse ter enfrentado dificuldades para conseguir financiamento para produzir dez grandes filmes sobre a história do Brasil. Ele também criticou a visão de que investimentos na cultura sejam gastos.

“Muitos presidentes não gostam de cultura, até podem ir a Paris ver uma peça, mas não gostam de conversar com artista, porque artista é chato ideologicamente, está sempre cobrando. A cultura é o jeito da gente contrariar o que é o pensamento dominante de uma sociedade, propondo coisas novas”, afirmou.

“A cultura é uma das formas de você fazer com que 213 milhões de brasileiros se manifestem da forma que ele é, e da forma que ele quer, para que a gente possa compreender o comportamento da sociedade brasileira e o resultado do povo que nós somos”, completou.

COMPARTILHAR