Influência de Bolsonaro é 3 vezes maior que a de Lula em capitais

Ex-presidente aparece com mais influência que o petista em nove capitais

A primeira rodada de pesquisas realizada pelo Instituto Quaest após o início da campanha eleitoral apontou que a influência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nos pleitos municipais deste ano em capitais brasileiras é três vezes maior que a de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os números foram divulgados em uma reportagem do portal G1.

De acordo com os dados, Bolsonaro tem influência maior que a de Lula em nove capitais. São elas: Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Manaus, Maceió, Porto Velho, Rio Branco, Rio de Janeiro. O petista, por outro lado, lidera em três: Recife, Fortaleza e Salvador.

A rodada de levantamentos apontou ainda que há empate técnico entre os dois em outras nove capitais avaliadas: Belém, Macapá, Belo Horizonte, Florianópolis, Aracaju, João Pessoa, Vitória, São Paulo e Porto Alegre. Para as cinco capitais restantes, que são Natal, Goiânia, Palmas, Teresina e São Luís, ainda não há dados.

Para avaliar a influência de Lula e Bolsonaro nas eleições municipais, a Quaest indagou os eleitores se eles votariam em um desconhecido apoiado pelo petista ou pelo ex-chefe do Executivo. O menor índice de Lula foi em Boa Vista (15%), enquanto que o maior foi no Recife (35%). Bolsonaro, por outro lado, teve o menor percentual em Salvador (14%) e o maior em Boa Vista (42%).

BOLSONARO LIDERA EM QUATRO DAS CINCO REGIÕES DO PAÍS

No recorte feito por regiões, Bolsonaro lidera em um número maior de capitais no Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte, enquanto Lula aparece na frente apenas no Nordeste. No Sudeste, o ex-presidente tem influência maior no Rio de Janeiro, enquanto nas outras três capitais (Belo Horizonte, São Paulo e Vitória) há empate técnico.

No Sul, Bolsonaro é mais influente em Curitiba e Florianópolis, enquanto em Porto Alegre a situação é de empate técnico. No Centro-Oeste, onde há dados apenas de Cuiabá e Campo Grande, Bolsonaro lidera em ambas. No Norte, das seis capitais pesquisadas, o ex-presidente é mais influente em quatro: Manaus, Rio Branco, Porto Velho e Boa Vista. Em Belém e Macapá, há empate.

No Nordeste, onde há dados de seis das nove capitais, Lula lidera em três: Fortaleza, Salvador e Recife. Em outras duas, Aracaju e João Pessoa, o quadro é de empate técnico. Em Maceió, Bolsonaro aparece como o mais influente.

COMPARTILHAR