Folha de SP usa correspondentes internacionais para publicar no X

Veículo também criou coluna “Lá no X”, para atualizar leitores sobre os temas que repercutem na rede social

A fim de continuar usando a rede social X sem ter que violar a ordem de suspensão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, a Folha de S.Paulo e o portal Poder360 anunciaram que passaram a incumbir seus correspondentes internacionais de postarem suas matérias mais relevantes na plataforma.

Em comunicado, a Folha lembrou que a determinação de Moraes vale apenas para o Brasil. Também anunciou que criará uma coluna chamada “Lá no X”, para que os leitores fiquem inteirados sobre os principais assuntos que estão repercutindo na rede social de Elon Musk. A coluna será assinada pela jornalista Michele Oliveira, que reside em Milão, na Itália.

“As notícias mais importantes do Brasil e do mundo serão compartilhadas no perfil do jornal na plataforma por correspondentes. A decisão de Moraes vale apenas para o Brasil; o acesso ao X é livre nos países em que os correspondentes estão baseados”, disse a Folha.

O Poder360, por sua vez, disse que sua equipe em Lisboa, capital de Portugal, atualizará o perfil do portal no X.

“Este veículo de comunicação jornalística não vai desrespeitar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal”, informou o Poder360.

E explicou:

“Todas as interações com o Twitter/X serão por meio da equipe em Portugal, pois a norma não se aplica ao uso dessa rede no exterior. A postagem tem identificação de origem do IP do computador onde foi publicada, e o registro é identificável na máquina usada”.

Moraes determinou a suspensão da plataforma na última sexta-feira (30) após o bilionário Elon Musk fechar a sede do X no Brasil e se recusar a cumprir ordens judiciais de bloqueio de perfis de usuários investigados pelo STF. O magnata considera que as determinações do magistrado são ilegais e que promovem censura política.

COMPARTILHAR