‘Deboche?’ – Lewandowski defende Alexandre de Moraes e diz que ele “é um grande democrata”

Ministro da Justiça considera que magistrado age dentro dos limites da lei

Ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski saiu em defesa do ex-colega de Corte, Alexandre de Moraes. O atual chefe da pasta da Justiça do governo Lula (PT) chamou o magistrado de “democrata” e considera que a atuação dele está “dentro dos limites da lei”.

A declaração ocorreu na última sexta-feira (16) durante evento na sede do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Rio de Janeiro.

“O ministro Alexandre Moraes é um grande democrata, o responsável pela estabilidade das instituições republicanas, prestou um papel relevantíssimo para a história do próprio país […] A meu ver, ele agiu, do ponto de vista formal, dentro dos limites da lei”, opinou.

O ministro também disse ter certeza de que Moraes está atento ao mecanismo da chamada “prova emprestada”, que há na legislação penal e civil.

“Tenho certeza que o ministro Alexandre de Moraes está atento a isso e está seguindo as regras do processo penal brasileiro. Pelo menos é o quanto eu sei, o quanto eu li. Não conheço o processo em detalhes, mas, em tese, o procedimento está correto”, acrescentou.

Moraes se encontra no centro de uma polêmica desencadeada após a Folha de S.Paulo divulgar mensagens de seus assessores que indicam que o magistrado teria usado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indevidamente para investigar aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF).

COMPARTILHAR