Em Porto Alegre (RS), a Brigada Militar (BM) guinchou um caminhão do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST). O caso aconteceu nesta segunda-feira (20).
O caminhão foi apreendido por estar com o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores (IPVA) vencido. O veículo transportava marmitas. As informações são do G1.
Em nota, a BM disse que “o veículo constava com licenciamento vencido desde julho de 2023”, motivo pelo qual foi recolhido. Segundo a corporação, “as marmitas que estavam dentro do caminhão foram entregues a moradores do condomínio, conforme já havia previsão”.
O MTST também emitiu um comunicado e disse que a ação da brigada foi “arbitrária e irregular”.
Por fim, o grupo apontou que o veículo estava regularizado até 30 de abril e questionou o governo do estado, que prorrogou por tempo indeterminado o prazo de pagamento de infrações, em razão do estado de calamidade pública. O caminhão foi liberado, conforme revelou na rede social X a deputada estadual Laura Sito (PT).
“Conseguimos a liberação do caminhão do MTST com Detran, que foi apreendido ilegalmente pela Brigada Militar, enquanto entregava marmitas para famílias desabrigadas. O veículo estava com IPVA atrasado, mas tem portaria flexibilizando prazos. Além disso, o sistema de pagamentos está fora do ar. Episódio lamentável. Quem tem fome, tem pressa”, escreveu a parlamentar.