Profissionais promovem uma série de recreações e diálogos políticos em meio à paralização
Em meio à greve em busca de reajustes salariais, aumento no orçamento da Educação e reestruturação da carreira dos técnicos no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), a paralisação empreendida por servidores parece ter perdido sua essência e acabou desvirtuada de seu propósito.
É que o “cruzar de braços” reivindicando, também, investimentos nos institutos federais e a revogação do controle de frequência por meio do ponto eletrônico, acabou cedendo espaço para um comportamento abusivo por parte do Comando de Greve do IFRJ. Não bastasse a realização da Copa Greve, no Campus São João de Meriti, com uma série de recreações, tais como: campeonato de golzinho, queimada e jogos de tabuleiro, ainda há uma cooptação política e ideológica para disseminar “diálogos por meio de letramento político”, uma espécie de doutrinação prevista na programação.
Há um formulário disponível para a inscrição dos times ou dos participantes, individualmente.
Veja a programação de atividades prevista para a próxima semana:
9h às 12h – Futebol
9h às 12h – Jogos de Tabuleiro
10h30 às 12h – Oficina de Matemática
12h às 12h30 – Lanche/almoço
13h às 14h – Diálogos por meio de letramento político
14 às 15h – Premiação e finalização das atividades
Enquanto uma minoria embarga o fluxo das aulas, subtraindo dos professores não grevistas o direito ao trabalho, e dos alunos o direito ao aprendizado, há um claro deboche com o serviço público e com a educação; o que não combina, definitivamente, com a vocação do exercício da atividade educacional.
SOBRE O INSTITUTO FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) é uma instituição federal de ensino público e gratuito que se propõe a fornecer ensino humanizado, crítico e cidadão. Oferece cursos gratuitos em 14 municípios do Rio de Janeiro. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e/ou subsequentemente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão.
As unidades do IFRJ são: Arraial do Cabo, Belford Roxo, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Pinheiral, Realengo, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Volta Redonda. A reitoria está localizada na capital do Rio de Janeiro.
No total, são 16.422 estudantes e 151 opções de cursos. Tem aproximadamente 1.112 professores e 990 técnicos-administrativos.