Brasileira é “presa” sem motivo na França e descaso de autoridades brasileiras causa revolta

A brasileira Elizabeth Campos Cardoso, de 55 anos, está ‘presa’ há sete dias após ser barrada pela imigração francesa no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, na França.

Ela tenta voltar para o Brasil, mas está sem comunicação, com o celular e o passaporte retidos pela polícia francesa, que não teria dado uma justificativa que embasasse a medida.

Desesperada, a família denuncia descaso e desamparo pelo Consulado Brasileiro na França, que deveria prestar auxílio e resolver a situação.

A sobrinha de Elizabeth, a engenheira Fernanda Baia, que mora na Irlanda, diz que a tia foi morar com ela por um ano.

“Aqui em Dublin existe uma dificuldade para conseguir creches e minha tia veio aqui para cuidar do meu bebê enquanto trabalho. Agora que consegui a creche, ela ia voltar para Cuiabá (MT). Ela foi para Paris visitar nossos amigos da igreja e de lá iria para o Brasil. Foi até o aeroporto para pegar o voo e foi lá que a saga começou. Ela ficou retida em uma sala onde a fizeram desligar o telefone, por 9 horas, sem comunicação nenhuma com a família, ela chegou a passar mal, foi um desespero total. Já vai fazer uma semana que ela está barrada lá e sem resposta nenhuma”.

Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores, por intermédio do Consulado-Geral do Brasil em Paris, afirmou que permanece à disposição para prestar assistência consular à nacional brasileira, mas ressaltou que o caso é analisado em sigilo.

Fonte: JCO

COMPARTILHAR