Os congressistas norte-americanos discutirão sobre os pedidos de censura de Moraes para empresas com sede em seu país
A Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Estados Unidos convocou o empresário Elon Musk, dono da rede social X, para uma audiência que deve acontecer até o dia 8 de maio no Congresso Americano. As informações são do colunista Paulo Cappelli.
O objetivo da convocação é discutir as ações do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que foram enviadas para a plataforma com pedidos de exclusão de conteúdos ou de contas.
As exigências do ministro brasileiro foram denunciadas por Musk e também pelos jornalistas Michael Shellenberger, David Ágape e Eli Vieira, autores do Twitter Files Brasil. Nesta quarta-feira (16), a Câmara dos Estados Unidos divulgou um documento de 541 páginas acusando Moraes de censurar opositores políticos.
O documento, intitulado O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil, tem 541 páginas e destaca 90 decisões de remoções de conta e conteúdo, ordenadas por Moraes.
“O governo brasileiro busca forçar empresas de mídia social a censurar mais de 300 contas, incluindo a do ex-presidente Jair Bolsonaro, do senador Marcos do Val e do jornalista Paulo Figueiredo Filho”, diz nota divulgada pela Câmara.