Em live com Nikolas, Musk diz que nunca viu abuso judiciário tão extremo quanto no Brasil (veja o vídeo)

Bilionário considera que as altas cortes têm invadido as competências do Legislativo

O dono da rede social X, Elon Musk, está cada vez mais envolvido com o cenário político brasileiro. Nesta quarta-feira (10), o bilionário participou de transmissão de voz ao vivo com parlamentares e comunicadores brasileiros, incluindo o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Eduardo Girão (Novo-CE). Na ocasião, Musk afirmou que, no Brasil, há o mais “extremo” “abuso do Poder Judiciário” que já viu no mundo.

“O povo do Brasil deve saber que existe um abuso do Poder Judiciário em um grau extremo que não vimos em nenhum país da Terra. Nunca vi nada dessa magnitude. Então, é uma loucura”, observou.

Na sequência, o magnata frisou as diferenças entre o Poder Legislativo e o Judiciário.

“Os representantes eleitos do povo brasileiro que deveriam estar no comando. O Judiciário está lá para executar a lei, mas não para fazer a lei. Mas eles estão fazendo a lei. Eu acho que isso é um ultraje”, acrescentou.

Para Musk, as pessoas deviam estar “extremamente preocupadas” com o cenário brasileiro atual. Ele também mencionou ameaças que o X teria recebido.

“Isso tem que parar. Eles ameaçaram cortar o X inteiramente do Brasil, eles também ameaçaram prender nossos funcionários e determinaram uma multa de 20 mil dólares por dia (R$ 101,6 mil). Essas são exatamente as ameaças que foram feitas. Não sei se elas vão se concretizar ou não. Mas a julgar pelo que aconteceu com outros, eu acho que essas ameaças são reais”.

Por fim, Elon afirmou considerar que, no Brasil, a autoridade judicial está se transformando em autoridade executiva e que a “lei está violando a lei”.

Além de Musk, Nikolas e Girão, estavam presentes na live o deputado-federal Luiz Philippe de Orléans e Bragança (PL-SP), o jornalista Allan dos Santos, do site Terça Livre, a analista política Ana Paula Henkel e outros.

COMPARTILHAR