Jornalista teve sua liberdade restabelecida na rede social de Elon Musk
Os jornalistas Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio, censurados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, tiveram suas liberdades restabelecidas na rede social X por decisão do proprietário da plataforma, Elon Musk.
Sem impedimento, ambos participaram de lives e, em uma delas, Allan dos Santos declarou que o ministro do Supremo será “sacrificado pelo sistema”.
“Minha aposta é que o próprio sistema vai sacrificar o Alexandre de Moraes, para se manter ileso. Se eu estivesse numa roda de esquerdistas aqui e agora, se eles não estivessem sendo gravados e ao vivo, todos eles iam concordar comigo”, disse Allan.
E completou:
“Você quer o Lula saindo e perder a oportunidade de colocar Dirceu como presidente da Câmara em 2026 e impedir qualquer processo de impeachment, ou você prefere chutar o Alexandre de Moraes e apaziguar a situação entre o Judiciário e os apoiadores de Bolsonaro? É óbvio que eles vão optar pela segunda opção. É muito arriscado trazer a briga inteira para a imagem do PT em si”, analisou o jornalista.
Para o mentor do Terça Livre, “Elon Musk não é só uma pessoa rica. É o dono da empresa que fechou o maior contrato com o serviço de inteligência americano, que nem sequer o budget do contrato pode ser divulgado. Nem o Congresso Nacional sabe. É secreto. O Alexandre de Moraes acha que isso é da cabeça do Elon Musk, que o Elon Musk é uma criança birrenta querendo falar em defesa de liberdade de expressão”.
Allan vive exilado nos Estados Unidos desde 2021 e é considerado foragido da Justiça brasileira pelo STF. A ele são imputados os crimes de calúnia, injúria e difamação.
Apesar da artilharia pesada de Moraes, em março, os EUA negaram a extradição requerida pelo magistrado.