No Nordeste, Lula falou de “Deus” e “milagre” mais de 20 vezes: “O homem lá de cima”

O presidente tem buscado formas de se aproximar do eleitorado religioso

O Luiz Inácio Lula da Silva (PT) surpreendeu ao aumentar consideravelmente o uso de expressões religiosas em seu discurso durante uma visita a Arcoverde, no estado de Pernambuco. Em um evento de inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta de Ipojuca, Lula fez 27 referências a “Deus” e à palavra “milagre”, o que representa mais de uma vez a cada minuto, em média.

Durante seu pronunciamento, que durou cerca de 25 minutos, o petista utilizou outras expressões como “fé”, “crença” e “homem lá de cima” para enfatizar a importância da religiosidade na realização de conquistas, como a transposição do Rio São Francisco.

Segundo análise da Folha de S.Paulo, o presidente costumava mencionar a palavra “Deus” em média menos de uma vez por discurso. No entanto, apenas neste ano, foram registradas 53 menções à divindade em suas falas, até o início de abril.

AGU contraria pesquisas e nega resistência dos evangélicos a Lula

A mudança de postura na escolha de palavras dos discursos de Lula ocorre em um momento delicado para o governo, especialmente em relação à sua aprovação entre o público evangélico, que vem diminuindo.

Para reverter a queda na popularidade e se reaproximar do eleitorado evangélico, aliados têm sugerido que Lula evite temas polêmicos e adote gestos que possam ser bem recebidos por esse público. Além disso, o governo federal vai lançar uma campanha publicitária chama de “Fé no Brasil”, para exaltar os programas sociais realizados por Lula.

COMPARTILHAR