Nesta segunda-feira (18), o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) usou as redes sociais para se manifestar sobre o caso de alunos nus no prédio de Artes Visuais para recepcionar os calouros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O parlamentar destacou que medidas serão tomadas.
No último dia 6, Ferreira foi eleito presidente da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. “Esses devem ser os especialistas que entendem de educação. Tomaremos medidas”, disse Nikolas, nesta segunda-feira.
Descrito como “apresentação artística”, o caso na universidade gerou debate após professores da instituição se posicionarem contra o ato. De acordo com informações do portal Metrópoles, a exposição ocorreu no dia 8 de março como parte de um programa batizado como Acolhida Cidadã. A FURG alegou que o objetivo é acolher os calouros da “melhor maneira possível” e acabar com trotes agressivos.
Em nota, a Coordenação dos Cursos de Artes Visuais afirmou ainda que a “apresentação” tinha classificação livre sob a justificativa de que não há “cenas erotizadas”. Destacou, porém, que não havia crianças no local.
“A performance ocorreu no Átrio, espaço expositivo do Prédio das Artes, e as cenas de nudez não tiveram qualquer conotação erótica e/ou sexual, simplesmente corpos nus. No momento da performance não havia a presença de crianças no local; ainda que houvesse, conforme matéria publicada em 31/05/2022 pelo Ministério da Justiça acerca da legislação vigente para espetáculos e filmes no país, a classificação indicativa, nessa situação, seria livre. O Curso de Artes Visuais incentiva as práticas artísticas em performance e não vê nenhum problema na ação realizada”, disse a coordenação do curso.
As cenas foram registradas em vídeo e divulgadas nas redes sociais.