Quando nasceu, Xartrux era o menor filhote da ninhada
Em Jaú, interior de São Paulo, o casal Marcia Oliveria e Jean Martins cuidam de um felino fora de proporção. Xartrux, 6 anos, é um gato com comprimento próximo ao de uma onça-pintada.
De acordo com Marcia, o gato Xartrux fica com 1,35 m quando está relaxado. Esse comprimento é similar ao de uma onça-pintada pequena — que costuma ter entre 1,1 m e 1,8 m, segundo o Zoológico de Brasília.
Em razão das dimensões, os donos agora tentam colocar esse felino doméstico no livro dos recordes.
“Quando o medimos da ponta do nariz até a cauda, e ele estiver relaxado, a gente consegue chegar a 1,35 metro”, comentou.
Raça de gigantes
O pet é um espécime da raça maine coon. Ela é famosa pelo gigantismo e é conhecida por ser a dos maiores gatos do mundo. Os machos têm em média 1,10 metro, e as fêmeas apenas dez centímetros a menos.
O gato do tamanho de uma onça-pintada era o menor da ninhada
Apesar de hoje ser um gigante, o gato não foi um filhote grande, conforme Márcia. “Ele nasceu em casa e era o menor gatinho da ninhada, não tinha nem 80 gramas. Ele era muito pequenininho, achávamos que não ia se desenvolver”, disse, em entrevista ao g1. “Mas, aos poucos, ele foi passando os irmãos dele. Eu não imaginava que ele fosse ficar desse tamanho. Mas, com quatro meses, ele já era um gato acima do normal e foi se destacando em competições.”
A medição oficial Xartrux deve ocorrer até o fim de maio. Caso Márcia e Martins estejam corretos, os representantes do Guinness Book não terão problemas em considerar esse gato do tamanho de uma onça-pintada como maior do mundo. O recorde atual chegou a apenas 1,26 m.