Gleisi critica deputados do PL em comissões: “Gente desrespeitosa”

A presidente do PT lamentou a indicação de Carol de Toni e Nikolas Ferreira

A presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) criticou dois deputados do Partido Liberal (PL) que foram escolhidos como presidentes das Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Educação. A primeira será liderada pela deputada Carol de Toni (PL-SC) e a segunda por Nikolas Ferreira (PL-MG).

De Toni (PL-SC) foi oficializada como presidente da CCJ com 49 votos favoráveis e 9 em branco. Assim, ela passou a a liderar a mais importante entre as comissões permanentes, por onde passam quase todos os projetos de leis.

Em 2023, a comissão foi presidida por Rui Falcão (PT-SP) e, por causa de um acordo entre lideranças, a presidência de 2024 ficaria com o Partido Liberal. Pelas regras da Casa de Leis, as maiores bancadas eleitas têm a preferência de escolher quais comissões querem presidir.

Nikolas foi escolhido com muita resistência. Ele recebeu 22 votos de um total de 37 – houve 15 votos em branco. Desta forma, Ferreira substitui o deputado Moses Rodrigues (União Brasil-CE) na presidência da comissão.

No X, Gleisi Hoffmann diz respeitar os acordos entre os partidos, mas considerou o resultado das escolhas dos presidentes das comissões ruins.

“Lidamos com quem a população elege, levando em conta o tamanho das bancadas. Assim como o PT presidiu a CCJ no ano passado, sendo a segunda maior bancada, a alternância mediante acordos tem que acontecer. Mas também é preciso dizer que o desfecho de ontem foi muito ruim”, escreveu.

E continuou:

“PL indicou gente radical demais, desrespeitosa pra CCJ e mal-educada, como o deputado pra presidir a comissão da Educação. Isso depõe contra a própria Câmara, infelizmente. É lamentável”.

COMPARTILHAR