A ministra do Planejamento terá que explicar a venda dos precatórios
O Partido Liberal (PL) vai cobrar investigação sobre a denúncia feita pelo ex-presidenciável Ciro Gomes (PDT) contra o governo Lula (PT). Segundo ele, o governo federal vendeu R$ 93 bilhões de precatórios para dois bancos com um deságio de até 50%.
“Eles [o governo] venderam os precatórios para bancos, para poucos bancos; dois bancos, que compraram esses precatórios com deságio de até 50%. Isso é uma falcatrua maior que a do Mensalão e do Petrolão juntos”, declarou o pedetista.
A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) disse que a minoria da Câmara já estava pesquisando sobre o assunto e agora tem estudado o caso para apresentar uma denúncia.
“A questão dos precatórios já estava no radar da liderança da minoria, que, há alguns dias, tem estudado a matéria para apresentar denúncia sobre o tema”.
Pelas redes sociais, o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) também se manifestou e disse que irá acionar o Ministério Público para que se investigue a situação.
“Ciro Gomes denunciou hoje à CNN um possível escândalo do Governo Lula envolvendo precatórios e bancos. Segundo ele, este escândalo seria de proporções maiores que o Mensalão e Petrolão. Diante disso, protocolarei ao MP uma representação para que as acusações sejam investigadas”, escreveu ele no X.
Nikolas também declarou que irá cobrar informações sobre o tema da ministra do Planejamento, Simone Tebet, questionando o processo de quitação integral desses precatórios.
“Caso a resposta não seja esclarecedora, cabe ao Parlamento avaliar por meio de uma CPI a validade destas transações”, completou o parlamentar.