Documento ainda elenca nomes de entidades e de civis brasileiros
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) enviou um ofício à Embaixada dos EUA, na sexta-feira 20, informando os nomes de deputados, entidades e civis brasileiros que já apoiaram o grupo terrorista Hamas.
“Acabo de encaminhar um ofício para a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil informando, às autoridades competentes, uma lista de políticos, entidades e civis brasileiros que, publicamente, já manifestaram apoio ao grupo terrorista Hamas”, publicou o parlamentar no X/Twitter.
Com sete páginas, o documento se baseia em reportagens publicadas pela imprensa brasileira e cita um decreto, publicado pela embaixada em janeiro de 2017, que trata da “proteção” dos americanos contra “ataques terroristas” cometidos por “estrangeiros admitidos” nos EUA.
No documento de Gayer, consta os nomes dos deputados federais Alexandre Padilha (PT-SP), atual ministro das Relações Institucionais; Érika Kokai (PT-DF); Fernanda Melchiona (PsolRS); Sâmia Bomfim (Psol-SP); Talíria Petrone (Psol-RJ), entre outros.
Ao todo, o ofício de Gayer menciona dez deputados do PT, cinco do PSOL, cinco do PCdoB e um do PSB.
Além de citar entidades como, Central Única dos Trabalhadores, Frente Nacional de Lutas do Campo, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) entre outras.
Em 2021, o MST, deputados do PT, PSOL e PCdoB assinaram um manifesto contrário à classificação do Hamas como grupo terrorista. A nota foi elaborada depois de uma declaração do governo britânico atribuindo ao grupo a designação de “organização terrorista”.